Além de quaisquer acidentes ou ferimentos, é possível que seu filhote possa nascer cego devido a alguns distúrbios oculares ou distúrbios oculares congênitos. Eles podem ter um ou ambos os olhos cegos. Neste artigo, vou falar sobre os sintomas de cegueira em cachorro.

Blind Dog

Como o seu cachorro fica cego?

Filhotes podem nascer com alguns defeitos ou herdar distúrbios ou doenças, por exemplo, catarata, glaucoma ou cegueira por causa de diabetes, insuficiência renal, hipertensão e muito mais. Existem também alguns casos de SARDS, que significam a síndrome de degeneração da retina súbita.

Algumas das possíveis causas de cegueira em cachorros

  • Glaucoma – é doloroso e aumenta a pressão dos fluidos do olho e danifica os nervos ópticos e retinas.
  • Catarata – é indolor e a lente do olho produz cegueira parcial ou completa. Geralmente nebulosidade e manchas nos olhos
  • Diabetes – os cães geralmente têm diabetes, também uma possível herança de sua linha, já que a pesquisa mostra que, geralmente, 1 em cada 10 cães sofrem de diabetes.
  • SARDS (síndrome de degeneração da retina súbita) – não é tratável ou curável, é indolor para os cães.
  • PRA (distúrbio progressivo da retina) é um tipo de cegueira que geralmente é hereditário e causa desorientação da retina

Quais são os tipos de cegueira em cachorro ?

Cegueira parcial – significa que o seu cachorro ainda pode ver, mas não tão bem, pode ser que eles tenham uma visão turva ou embaçada, eles ainda possam ver luzes, figuras e formas, ou também é possível que eles estejam parcialmente cegos, um ou ambos os olhos.

Cegueira intermitentemente – significa que a cegueira de seus filhotes só está acontecendo em algum momento ou, ao acaso, vem e desaparece, há tempos que eles poderão ver e às vezes não.

Cegueira parcial – significa que seu filhote não consegue enxergar nada, mesmo a luz ou qualquer figura, será totalmente escuro e, na maioria das vezes, intratável.

Sintomas de cachorro cego

  • Ter dificuldade para navegar pela casa e quintal
  • Ter dificuldade para encontrar brinquedos, camas, tigelas de água e comida
  • Falta de jeito – esbarrar nas coisas em casa ou até mesmo mover objetos ou pessoas
  • Não quer sair à noite ou ir a algum lugar escuro
  • Alterações na cor dos olhos (possível vermelhidão, opacidade dos olhos e pupilas dilatadas)
  • Dificuldade em capturar e recuperar objetos
  • Esfregar os olhos de forma consistente ou piscando rapidamente
  • Desorientado e confuso
  • Mostra lacrimejamento e descarga purulenta.
  • Sono excessivo
  • Depressão e ansiedade
  • Sentimento de insegurança
  • Sentindo-se fraco
  • Sentindo-se fraco
  • Ganho de peso
  • Maior consumo de alimentos e água
  • Micção frequente
  • Alta marcha passo a passo
  • Andar com o nariz sempre no chão

como descobrir se seu cachorro é cego

Ir para uma área bem iluminada e verificar os olhos do seu cão, verificar se há algo incomum nos olhos dele, por exemplo, vermelhidão, descargas excessivas, manchas ou aumento das pupilas, são alguns sinais de que o seu cachorro pode estar sofrendo de cegueira.

  • Olhe para os olhos do seu cão, além de olhar para a cor ou descargas, você também pode verificar se há alguma lágrima no globo ocular, crostosidade ou sujeira do seu cão.
  • Certifique-se de que suas mãos estão limpas na verificação ou exame para evitar novas infecções.
  • Verifique se os tamanhos das pupilas são os mesmos e se estão um pouco turvas.
  • Verifique as pálpebras se parece saudável, verificando que não há cortes ou irritação

Comande o seu cão, pergunte ao seu cão algo ou simplesmente dê ao seu cão comandos simples como sentar, ficar ou rolar e se o seu cachorro não estiver ativo e não responder a você, pode ser um sinal de que seu cachorro não tem interesse em fazer as coisas.

Ele pode ter estresse ou depressão para se envolver em atividades, isso é um dos sintomas da cegueira do cachorro.

Verifique os reflexos do cão, você pode tentar usar suas próprias mãos, brinquedo ou um tratamento para verificar se ele segue se mover para direções diferentes para que você possa observar seus olhos, se ele pisca, vê, e se ele está seguindo a direção.

10 dicas sobre como cuidar de um cachorro cego

Os cachorros cegos podem viver uma vida normal e divertida com uma pequena ajuda

1. Segurança

Certifique-se de que sua casa está sempre organizada, evitar a desordem em casa para que seu cachorro não tenha dificuldade em encontrar seus caminhos dentro da casa. Ter coisas em todos os lugares no chão pode fazer com que eles deslizem.

Esconda as coisas afiadas e pesadas em casa e também verifique as coisas que podem cair e bater neles. Embora eles não consigam ver, eles ainda têm outros sentidos para ajudá-los a memorizar seu caminho dentro de sua casa, por isso precisamos nos certificar de que não movemos móveis ou objetos para evitar confundi-los.

2. Rotinas

Tente planejar um cronograma para o seu cachorro para que eles saibam o que fazer em um determinado momento, mesmo estando cegos, eles ainda podem ser treinados. Tente manter suas camas e brinquedos em um lugar para que eles saibam para onde voltar. Coloque suas tigelas de água e comida na mesma área todos os dias para que eles saibam onde encontrá-lo e para que tudo seja mais fácil para eles seguirem.

3. Treinamento

Você pode treinar um filhote cego usando outro sentido, como a sensação de audição e olfato, tentar colocar um perfume diferente em cada cômodo para que seu filhote saiba onde ele está indo e para que ele possa memorizar cada cômodo de sua casa. também pode usar objeto com cheiro para eles seguirem em cada sala, ou você pode usar o senso de audição colocando sinos ou brinquedos com música para ele seguir.

4. Independência

Nunca mime seu filhote cego e deixá-los desenvolver muito apego não é bom. Eles precisam desenvolver a autoconfiança e serem independentes por si mesmos, porque perder isso os deixará sentir-se estressados e deprimidos

5. Conversa

Basta falar com o seu cachorro como ele é como os outros cães normais. Isso o ajuda a se sentir seguro, seguro e independente ouvindo sua voz e ouvindo seus comandos.

6. Atividades

Como os cachorros normais, seus filhotes também adorariam brincar, você pode preparar brinquedos divertidos para ele brincar. Você pode oferecer brinquedos com diferentes tamanhos e texturas, você também pode colocar algumas coisas perfumadas para ele tocar e seguir você. você pode trazer diferentes tipos de guloseimas para que seu filhote possa desfrutar e se envolver mais em brincar com você, em vez de apenas ficar deitado

7. À prova de cachorro

Casa à prova de filhotes, certifique-se de cobrir bordas afiadas ou móveis para evitar machucados nos filhotes isso pode ser realmente perigoso. Você também pode colocar cercas, portões de bebê em torno de áreas perigosas, como escadas ou varanda para evitar que ele caia.

8. Noite

À noite ou na hora de dormir, se você gosta de desligar todas as luzes em casa ou até mesmo no seu quarto, uma luz noturna pode ser útil para o seu filhote semi-cego, a luz pode ajudá-lo a sair ou navegar, mesmo que esteja quase tudo escuro. Se ele precisar ir até a tigela de água ou precisar comer, terá a luz para ajuda-lo a se aguiar.

9. Visitas ao veterinário

Se alguma vez você perceber que o humor do seu filhote ou o apetite mudou e há algo diferente, verifique sempre com o seu veterinário. Também é importante ter visitas regulares com seu veterinário para que você possa verificar como está a saúde do seu filhote.

10. Limpando regularmente

Você pode usar uma bola de algodão limpa ou molhada ou um pano para limpar os olhos do seu cão, certifique-se de que a água também esteja filtrada para evitar infecção ou sujeira, pois os olhos podem ser muito sensíveis, certifique-se de passar de dentro para fora dos olhos para remover sujeira ou descargas.

Verifique com seu veterinário o qual é o melhor colírio para ajudar o seu cão.

Cachorro cego pode voltar a enxergar ?

Seu veterinário irá diagnosticar o seu cão e isso vai realmente depender se a doença é tratável ou não.

Como, por exemplo, cães com catarata submetidos a uma cirurgia podem ter um tratamento.

Nós só precisamos ter certeza de que damos aos nossos cães o cuidado certo e uma nutrição adequada, certificando-se de que eles recebam todas as vitaminas e nutrição necessárias, refeições balanceadas, exercícios, hidratação adequada, etc, em suma, só precisamos ter certeza de cuidar deles adequadamente e deixá-los viver a vida como se fossem como os outros, como se ainda fossem normais.

Para fazê-los sentir-se felizes e aproveitar a vida.

Categories: Saúde

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *